quarta-feira, 23 de maio de 2012

Trança doce

grau de doçura: moderado.

Pão doce é algo que gosto muito e pão doce caseiro é algo que lembra casa da vovó.


Esta é uma receita de pão doce que retirei do livro Dona Benta - Comer Bem ficou muito boa, dá para rechear ,mas a minha fiz simples mesmo, somente quis dar um toque diferente então fiz um trançado, dá para ver que esta receita rende bastante (2 roscas de uns 35cm cada) é muito pão, eu recomendo que na primeira vez faça meia receita se sua família for pequena, minha família é pequena e mesmo assim os dois pães foram revorados.

45g de fermento biológico fresco
375ml de leite morno
180g de açúcar refinado
150g de margarina
15ml de óleo
2g de sal
3 ovos
1kg de farinha de trigo (aproximadamente)
Colocar no liquidificador o fermento, o leite morno e o açúcar e bater por 1 minuto, acrescentar 200g de farinha de trigo e bater por 20 segundos, retirar do liquidificador e colocar em um bowl e deixar descansar por 1 hora,acrescentar os demais ingredientes mas a farinha de trigo aos poucos, até soltar das mãos, colocar sobre uma bancada e sovar até a massa estar lisa. Colocar no bowl e deixar crescer por 1h 30min, depois desta parte você pode dividir em duas partes e bolear e deixar descansar ou dividir a massa em duas partes e em cada parte dividir em três abrir e trançar tendo o cuidado de fechar as pontas, e colocar em uma assadeira e deixar descansar por 1h 30min. Depois disso preaquecer o forno a 180º antes de levar ao forno pincelar com um ovo batido e se desejar salpicar açúcar cristal (um pão eu fiz assim e o outro eu só coloquei o ovo batido). Levar para assar ate´que esteja dourado por cima, esta massa é mais pesada então vai levar cerca de 1 hora, só ir verificando o forno de vez em quando. Retirar do forno e deixar esfriar em um lugar arejado, guardar em saco plástico por 4 dias.

Dica: na primeira trança eu finalizei com uma mistura de leite condensado com leite, 1 por 1, pincelar por cima e colocar coco ralado.


Não tem foto do pão aberto pois quando lembrei já havia acabado (foi mal).

Beijos meus amores Raquel.

Um comentário:

  1. Que delicia, minha calda com sua trança ficaria maravilhosa heim!!!!

    bjuss

    http://docinhoobom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir