sexta-feira, 4 de maio de 2012

Torta americana de maçã

grau de doçura: moderado

Torta de maçã é umas das minhas tortas favoritas, gosto muito pois tem uma gostinho de coisa de antigamente, aquela que só as vovós sabem fazer.
Este cheio lembra muito as tortinhas quentes de maçã do McDonald's, que eu amo principalmente quando estão bem quentinhas, ai que delícia.
Gosto tanto que fiz 2 tortas,uma com a clássica cobertura em forma de cesta e a outra toda fechada com três cortes como a torta do desenho do pica pau.
Esta torta dá um pouco de trabalho, descascar maçãs não é meu ponto forte, descascar, tirar caroços e cortar em cubos deu um bom trabalho, mas valeu.

Massa:
100g de manteiga sem sal gelada em cubos
72g de açúcar refinado
1ovo
240g de farinha de trigo
2g de fermento em pó
1 pitada de sal

Colocar no bowl da batedeira a manteiga e o açúcar refinado e bater um pouco até formar um creme, acrescentar o ovo e bater mais um pouco, acrescentar metade da farinha misturada com o fermento e o sal e bater mais um pouco, retirar da batedeira e acrescentar o restante da farinha de uma só vez pois a massa vai dar o ponto, colocar 3/4 da massa em uma assadeira canelada de 20cm, com ou sem fundo removível, arrumar na assadeira e levar para gelar por 30 minutos. 

Recheio:
6 maçãs fugi, descascadas, sem sementes e cortadas em cubos
20g de manteiga sem sal
3g de canela em pó
50g de açúcar refinado
240ml de suco de laranja (concentrado)
20g de amido de milho

Fazer o suco de laranja e reservar. Descascar as maçãs, cortar, retirar as sementes e cortar em cubos, quando estiver fazendo este processo deixar as maçãs "de molho" em água filtrada com limão, para não oxidar (ficar escura) as maçãs.
Colocar em uma panela a manteiga, a canela, o açúcar refinado e as maçãs sem a água levar ao fogo, deixar cozinhar por uns 15 minutos ou até que as maçãs estejam macias porém firmes, acrescentar o amido de milho dissolvido no suco de laranja, mexer muito bem até formar um creme firme, tipo mingau, retirar do fogo e deixar ficar morno para utilizar.

Cobertura:
1 ovo batido
açúcar cristal

Bater o ovo e pincelar sobre a torta, polvilhar por cima o açúcar cristal.

Montagem:
Retirar a massa da geladeira, colocar o recheio e cobrir com o restante da massa, se for fazer como a forma tradicional, abrir a massa e cortar em tiras de 1,5cm e cobrir intercalando as tiras (dá um pouco de trabalho) até formar o cesto, ou faça a forma simples que é abrir a massa e cobrir, retirar o excesso e fazer 3 cortes em cima da torta.
Levar ao forno pré aquecido 180º por 30 minutos ou até que a cobertura esteja levemente dourada.

A torta do pica pau.


dica: esta torta você pode comer de qualquer forma, quente, morna ou fria de qualquer maneira ela fica muito boa.

Beijos meus amores Raquel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário