quinta-feira, 29 de março de 2012

Bala de coco

Já tentei fazer balas de coco por várias vezes, mas toda vez era apenas ingredientes perdidos pois na hora de puxar aquela bala fervente na mão eu até tentava mais acabava queimando as mãos e desistia, até que no mês passado eu fui a uma aula de balas de coco com Claudio Mechetto e ele deu um novo olhar para as tão complicadas balas de coco, o segredo é que não precisamos puxar a bala quente mas sim fria, sem aquelas mãos queimadas. Mais fácil só comprando.


500g de açúcar refinado
100ml de leite de coco
100ml de água

Antes de levar ao fogo os ingredientes mistura-lós em um bowl e deixar tudo uniforme. Em uma panela "untar" com água e derramar no centro a mistura do bowl (misturando em um bowl terá o menor risco desta mistura açucarar) e levar ao fogo baixo e ir de vez em quando passando um pincel com água nas laterais para a mistura quente não açucarar, ir testando esta mistura em um pote de água fria (pegar com uma colher um pouco da mistura e colocar em um pote com água fria, esta mistura tem que formar uma bola firme porém maleável) fazer uma bolinha e para ter certeza que está pronta(se você tiver termômetro culinário esta calda tem que chegar numa temperatura de 121º e você nem precisará fazer o procedimento da bolinha na água fria) quando você jogar sobre um prato ela fará um barulho de pedra.
Untar uma bancada de granito com manteiga e derramar esta mistura, deixar esfriar e depois de fria dividir em duas partes e puxar a bala por 3 a 8 vezes ou até que fique uma bala cintilante, com isso nós teremos cordas que cortaremos como se fosse nhoque e cortamos com tesoura ou faca, mas com tesoura fica melhor. Deixar descansar por 12 horas e embrulhar em potinhos ou saquinhos.

Dica: para a bala de coco gelada, é somente depois de completar todo o procedimento acima você colocar aos poucos leite de coco e coco ralado, muito cuidado é bem pouco mesmo, não tenho uma medida exata mas vai do tato de cada um, mas cuidado leite de coco demais pode derreter a bala.

Beijos meus amores Raquel.

2 comentários:

  1. Olá raquel,cheguei no seu blog atraves do youtube estou encantada com seu capricho Parabéns!!!Tudo que é feito com carinho e capricho só pode ser gostoso.Vou fazer essa bala de coco com certesa e ainda mais sabendo que é receita do claudio mechetto sou fã dele,deixo um abraço e vou estar sempre por aqui bjosssss

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Raquel vc sabe fazer essas balas recheadas?

    abraços

    ResponderExcluir