segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Mousse de chocolate

Mousse de chocolate deve ser minha sobremesa favorita (gosto também muito de sorvete), pois toda vez que saio para comer fora e tem mousse de chocolate eu acabo comendo, alguns bons, outros horríveis (tão ruins que não passa de 1 colherada). Mas Raquel chega de moleza e vai fazer sua própria mousse e nem vem com saquinhos mágicos com o pozinho e pronto, faça da maneira tradicional, seja autentica (isso tudo foi minha consciência me dando um bom cutucão).


300g de creme de leite (usei uma lata com soro)
160g de chocolate picado (usei o 70% amargo)
3 claras
90g de açúcar refinado
50g de raspas de chocolate para decorar

Colocar o chocolate picado em um bowl e levar em banho maria até o chocolate estar parcialmente derretido, acrescentar o creme de leite e continuar em banho maria até formar um creme liso, reserve.
Em outro bowl, iremos fazer um merengue suíço desta forma: colocar o açúcar e as claras em um bowl e levar ao banho maria mexendo sempre com um fouet até formar um creme liso, cerca de 2 a 4 minutos, para saber o ponto colocar um dedo no creme e depois esfregar no outro se você sentir ainda o açúcar ainda não está no ponto, mas se quando colocar no dedo e esfregar e não sentir mais nada, já está no ponto de levar a batedeira na velocidade máxima e bater até o merengue ficar em temperatura ambiente, cerca de 10 minutos.
Montagem: pegar o creme de chocolate e acrescentar aos poucos no merengue, misturar com uma espátula ou colher (jamais com fouet pois ao invés de incorporar ar você estará retirando, e não queremos isso em uma mousse) até formar um creme uniforme, colocar em uma tigela ou taças e levar a geladeira por cerca de 3 horas. Colocar as raspas de chocolate e servir.


Fica assim, totalmente aerado como dese ser uma verdadeira mousse.

Dica: você pode colocar qualquer tipo de chocolate isso vai depender do quanto doce deseja sua mousse o meu que utilizei chocolate 70% amargo, ficou com intenso sabor de chocolate, na receita original é recomendado o chocolate meio amargo, para ficar em um gosto equilibrado mas se gostar de um doce bem doce é só colocar um chocolate ao leite.

Beijos meus amores Raquel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário