quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Massa de pizza - passo a passo e dicas.



Vou aqui postar duas receitas de massa de pizza uma para pizza de forno convencional (o nosso de casa) e outra para forno a lenha. Aprendi no curso técnico com o professor Moisés Costa que tem o site  o gastrônomo, confesso que nestas aulas (as mais gostosas, no meu ponto de vista) faltava estômago para o tanto que todos da turma comia. Infelizmente não tenho fotos mais eram as pizzas mais recheadas, crocantes e maravilhosas que já comi. Nossa só de lembrar dá vontade de comer novamente. Na turma rolava o papo que técnica de fabricação de pizza era a única matéria que se fossemos reprovados ficaríamos felizes, passar por aquela experiência não seria nada mal.
Então vamos ao que realmente interessa, as receitas.

Massa de pizza em forno convencional (caseiro, turbo ou de lastro)
500g de farinha de trigo 
5g de fermento biológico seco
10g de sal
25ml de azeite 
250ml de água 
30g de açúcar
20g de gema (1 gema)

Em um bowl ou sobre uma bancada, peneirar a farinha, o sal, o açúcar e o fermento juntos, fazer um vulcão no centro e colocar o azeite e metade da água, ir misturando aos poucos os secos com os líquidos e quando houver necessidade acrescentar água, até soltar das mãos (fica uma massa pesada). Eu faço tudo isso dentro do bowl mas se você fez na bancada, colocar a massa no bowl e vedar o bowl com filme plástico (vedar de verdade não só colocar um plástico por cima) e deixar descansar até dobrar de volume (cerca de 2 horas). 
Pegar a massa e escolher pizza fina dividir e 2 partes, pizza grossa usar a massa toda, abrir a massa em uma      bancada (eu não tenho uma bancada, então abri em cima da mesa de madeira com plástico limpo e desinfetado) e arredondar por volta de 30cm colocar na assadeira em forno convencional dar uma leve besuntada com molho de tomate cru (eu usei pronto de latinha, mas não fica bom), comprar tomates bem maduros, retirar a casca e a semente picar ou passar levemente no processador e temperar a seu gosto, não levar ao fogo é cru mesmo. Voltando a massa levar ao forno com uma leve besuntada a pré assar  em forno pré aquecido 220º  5 minutos. Fica desta forma.


Depois de pré assada e fria, colocar uma camada generosa de molho e rechear ao seu gosto (tenha mais generosidade que eu, capriche no recheio) a minha ficou gostosa, meio 3 queijos e meio salame. Levar ao forno novamente por 5 a 10 minutos, até dourar nas pontas ao derreter o queijo. 


Não reparem na assadeira ela é bem utilizada aqui em casa.

Agora vamos a massa de pizza de forno a lenha.
500g de farinha de trigo
5g de fermento biológico seco
5g de sal
25ml de azeite
250ml de água

Seguir o mesmo passo a passo da receita de forno convencional, mas na hora de levar ao forno é diferente da massa de forno convencional, a massa de forno a lenha não precisa pré assar abrir a massa colocar molho, rechear e levar ao forno a lenha por uns 5 a 8 minutos até fica levemente dourada nas bordas.

Dicas: hoje a sessão dicas vai ser bem extensa.
dica nº1: farinha de trigo pode ser substituídas por partes partes meio a meio de farinhas dos seguintes tipos:
farelo de trigo, integral,semolina,centeio,fubá ou quinoa, vai dar um gostinho diferente a sua massa além de inovar.
dica nº2: azeite pode ser substituído por qualquer gordura em estado liquido (manteiga,gordura vegetal hidrogenada,óleo,banha ou margarina) 
dica nº3: água pode ser substituída por cachaça, vinagre,leite,suco,vinho ou cerveja. Inove seja diferente.
dica nº4: se quer uma pizza realmente boa, tenha um pouco de trabalho fazendo o molho de tomate em sua casa, vai ficar com gosto de pizza boa, não utilize molho pronto pois até fica bom, mas depois da pizza fria fica horrível, nestes casos tem que comer toda a pizza na hora.

Depois do passo a passo e essas dicas que vão provar que usa pizza pode ficar melhor que a da pizzaria que você mais gosta, tente e me diga o que achou, vou provar que você não leu este post todo a toa. É mais simples que toda esta explicação você vai ver.

Beijos meus amores Raquel.





Nenhum comentário:

Postar um comentário