segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Tipos de corantes

Resolvi fazer este post para poder esclarecer algumas dúvidas sobre corantes, quando vamos comprar corantes, ninguém das lojas especializadas em confeitaria saber responder para que ser cada um deles, já me vi por varias vezes dando "consultoria" a pessoas que ficam na frente da prateleira com aquela cara de interrogação, sem  saber o que levar, gosto de ajudar pois um dia também fui assim até que em uma aula uma professora nos ensinou as diferenças básicas, mas só no curso do Senai que na apostila estava mais esclarecido. Então vamos lá.

Na confeitagem temos 3 tipos de corantes, gel, liquido e pó, aqui vou mostrar as diferenças e seus principais usos.

Gel: pode ser utilizado em qualquer tipo de alimento (doce ou salgado), é o único que se adapta a tudo. portanto quando for comprar algum corante dê preferencia ao corante gel. Ele tem alto rendimento, algumas gotas são o suficiente para colocar coloração ao produto desejado.
Usos: ideal para pasta americana, pastilhagem mexicana, massa elástica, glacê real, chantilly e marshmallow,pois não alteram suas consistência original e é facil  para chegar no tom desejado, colocar aos poucos (de preferencia gota por gota), pois quando colocado muito não tem volta e pode um simples rosa bebê virar um pink ou um azul céu virar um azul royal, então MUITO CUIDADO.
No chantilly e no marshmallow colocar quando terminar de bater, já nas pasta como americana e massa elástica colocar no centro e ir enrolando até ter a mesma cor em toda a pasta.

Liquido: por ser utilizado em massas, doces, confeitos e bebidas para realçar sua cor.
Usos: na confeitagem é utilizado para desenhos em pasta americana e doces foundados (quem é bom com desenhos esse é o ideal, não deixa marchas nem marcas de pincel), só pode ser utilizado para pinturas em marshmallow e chantilly.

Pó: ideal para coloração de caldas e sorvetes, sem alterar sua consistência.
Usos: na confeitagem é utilizado para fazer sombreamentos em flores bonecos folhagens. Não é necessário diluir mas se precisar utilizar álcool de cereais ou essências de bolos, seu uso diluído é como o do corante liquido podendo fazer desenhos e até mesmo cobrir pasta americana que não foi previamente colorida.
Temos alguns tipos de corantes em pó, o pó comum simples, aquele que fornece a cor natural, o corante em pó brilhante, que tem no pó um toque brilhante e o pó gliter para dar um toque final (jogar um pouco sobre bolos e doces) e dar uma luz (efeito especial) aos seus bolos e doces.

Espero que este post tenha sido de grande serventia para os que querem aprender a fazer lindas gostosuras e utilizar o corante ideal para cada trabalho.



3 comentários:

  1. Parabéns Raquel pelo seu trabalho que é lindo e pela grande generosidade que tem em compartilhar o seu conhecimento! Adorei essas dicas sobre corantes. Aliás, adorei tudo que voçê postou em seu blog, principalmente os vídeos.tenho muita vontade de aprender a confeitar bolos para fazer aqui em casa para minha família e voçê tem me ajudado bastante.
    Um grande beijo e Deus te abençõe.
    Aline Bezerra - Alagoas.

    ResponderExcluir
  2. Amei suas dicas de experiências.Parabéns .Hoje em dia é difícil encontrar alguém que queira dividir seus conhecimentos sem pedir nada em troca e vc é esta pessoa abençoada.

    ResponderExcluir
  3. Olá o corante em pasta é o mesmo ue o gel ? Obrigada

    ResponderExcluir