segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dona Benta - Comer bem

Essa é uma dica para quem quer um livro que contenha tudo sobre receitas, quando falo tudo é tudo mesmo, é bem antigo, mas já foi varias vezes revisado, eu tenho a edição 76º, mas este livro é publicado desde inicio da década de 1940. Então está cheio de receitas da vovó.
Particularmente eu acho este livro um item indispensável em uma coleção, pois você tem receitas para todas as ocasiões, o único problema é que não tem fotos (sou igual criança para mim livros tem que ter fotos, pois dá mais vontade de fazer as receitas).


O nome Dona Benta - Comer bem, segundo o livro, se deu por causa da Dona Benta do Sitio do Picapau Amarelo, mas não foi sugestão de Monteiro Lobato, mas sim do editor que achou interessante colocar o nome da Dona Benta (que na verdade, nunca colocou a barriga no fogão, já que a quituteira de plantão era a tia Nastácia, a ser vovó que fazia as maravilhas da cozinha), este nome foi incorporado algumas edições depois já que a primeira edição era Comer Bem, mas com o nome Dona Benta se tornou mais familiar.
Dona Benta é um livro completo, tudo que uma pessoa precisa na cozinha (mesmo que não saiba cozinhar vai se sair muito bem), com um índice em cada capítulo, além de um índice no final do livro em ordem alfabética e outro por produto (só não faz comida com esse livro quem não quer).


Como já disse antes, não tem nenhuma foto veja:


Mas vale a pena ter este clássico da culinária no Brasil.

obs: na década de 1940 era chique ter e usar em sua casa este livro.

Beijos meus amores Raquel.





Um comentário:

  1. Olá conheci seu blog depois de ver um blog do You Tube. Estou amando. Sempre gostei de fazer doces desde menina e agora que estou desempregada estou aprendendo a fazer bolos em cursos em lojas (tipo Chocolândia) e através de vídeos da net. Quero te agradecer pela ideia da gente poder treinar em cima de uma folha, nos dois cursos de confeitar que fui não foi falado nada e eu já fiquei imaginando em quanto dinheiro ia gastar fazendo bolos para treinar rsrsrsrsrsr. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e receitas. Ah ia esquecendo eu tenho esse livro da D. Benta é formidável. Que Deus te ilumine e abençoe por toda essa sua generosidade. Obrigada.

    ResponderExcluir