quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cupcake de iogurte com morango

Comprei alguns livros de receitas de cupcakes, confesso que gosto de comprar mas quase não uso os livros, mas desta vez o livro estava com fotos tão bonitas que me deixaram com água na boca, fiquei tão empolgada que fiz logo três receitas que ao longo dos dias vou colocar aqui.
Mas fiquei muito surpresa foi com esta, por isso resolvi coloca-la primeiro, ficou com uma massa bem macia e molhadinha, mesmo sem rechear ele (o cupcake) ficou bom, mas com recheio e cobertura ficaram perfeitos.


massa:
115g de manteiga (temperatura ambiente - mole)
110g de açúcar refinado
5ml de essência de baunilha
2 ovos
250g de farinha de trigo
2g de bicarbonato de sódio
2g de fermento em pó
240ml de iogurte natural
100g de morangos firmes (passados pela farinha de trigo antes de colocar na massa para não afundar)

recheio:
500g de geleia de morango (ver receita aqui) ou comprar pronta

cobertura:
300ml de creme vegetal tipo chantilly
ou
300ml de chantilly (creme de leite fresco com açúcar)
150g de geleia de morango (ver receita aqui) ou comprar pronta

Na batedeira colocar a manteiga, o açúcar e a essência de baunilha e bater (em velocidade média) até ficar um creme claro.Adicionar os ovos aos poucos.
Peneiras os ingredientes secos e misturar ainda na batedeira (em velocidade baixa) alternadamente com o iogurte.
Retirar da batedeira e colocar os morangos (já passados na farinha de trigo) delicadamente dentro da massa.
obs: eu fiz errado, eu coloquei sobre a massa mas na verdade deveria estar incorporado a massa (de vez em quando o tico e o teco não funcionam bem, me desculpe)

Fica assim:

Depois de prontos colocar em uma grade para não ficar com a forma úmida.

Fazer delicadamente um furo central, retirar a tampa e um pouco da massa por dentro e rechear.

Pegar a tampa e corta-la mais um pouquinho (só para poder cobrir mesmo) 

Colocar em uma manga de confeitar o bico 21 e fazer movimentos de caracol do centro para as bordas (o meu não ficou muito bom). 

Colocar com uma colher de sobremesa um pouco da geleia de morango no centro, se desejar fazer uma estrelinha no centro da geleia tudo bem, para um acabamento final. (como na primeira foto)

E aqui está o resultado por dentro.

Bom demais, não fica muito doce.

Beijos meus amores Raquel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário