sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Bolinha de queijo

Confesso que salgados não são o meu forte, gosto mesmo é de comer, mas resolvi arriscar no aniversário do meu filho na escola era só 100 salgados e para comprar esta quantidade só viria um sabor, queria ter um pouco de variedade, então fiz três tipos que vou postar aqui ao longo na semana.
Bolinha de queijo é o salgado favorito da maioria das crianças (que eu conheço), então não poderia faltar este salgado em minha lista. Então chega de conversa e vamos para o que interessa, a receita:

1L de leite
100g de margarina
2 cubos de caldo de galinha
600g de farinha de trigo
3 ovos
100g de queijo parmesão ralado
300g de queijo provolone em cubos
300g de farinha de rosca
50g de clara de ovos
450g de água
óleo para fritar


Colocar em uma panela o leite,a margarina e os cubos de caldo de galinha, e levar para ferver em fogo médio, colocar de uma só vez a farinha de trigo e mexer bem até cozinhar a farinha de trigo, cerca de 7 minutos (nesta hora tem que ter força nos braços pois a massa pesa muito, por este motivo não gosto de fazer salgados), retirar do fogo e colocar na batedeira (ou na mão mesmo) com o gancho e bater em velocidade média, acrescentar os ovos um a um e o queijo ralado, bater até tudo ficar homogêneo, retirar da batedeira e sovar a massa.


F ica uma massa bem lisinha e fácil de trabalhar.
Cortar o queijo provolone em cubos de 1,5cm, e uma porção da massa fechar bem e passar pela mistura de clara de ovo com água (é mais econômico e é ótima para empanar), e empanar na farinha de rosca. Frita em óleo quente (não fervendo), retirar quando estiver levemente dourado e servir ainda quente.


Uma delicia, eu fiz com queijo muçarela (pois era o que eu tinha em casa), faça mesmo com o provolone pois o meu salgado ficou um pouco sem sal, mas ficou bom do mesmo jeito.
Se você optar por congelar, depois de empanar os bolinhos, congelar em aberto, por cerca de 2 horas , retirar do freezer e colocar em saquinhos de congelamento e etiquetar. Validade 2 meses. Quando for utilizar, retirar do freezer esperar uns 10 minutos e passar pela farinha de rosca e fritar como na instrução acima. Bom apetite.

Beijos meus amores Raquel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário